A palavra “drone” vem do inglês e significa Zangão, o equipamento recebe esse nome devido ao barulho característico que suas hélices fazem durante o voou e que podem facilmente ser confundida com o som de um enxame.
O VANT – Veículo Aéreo Não Tribulado termo técnico para Drone, nada mais é que uma aeronave que não conta com tripulação.
Estas aeronaves podem ser equipadas com uma série de câmeras, sensores, receptores. No quesito coleta de imagens temos 3 principais tipos de câmeras a mais comum RGB (luz visível), a multiespectral e termográfica, a escolha de qual será utilizada está diretamente relacionada com o produto que se busca obter.
São capazes de captar ondas do espectro visível ao olho humano. Através dessas câmeras que conseguimos gerar a topografia da área, ou análises do tipo: coordenadas, distâncias, áreas, perímetros dentre outras.
São utilizadas principalmente na agricultura de precisão e Monitoramento e inspeção ambiental. Através dessas câmeras é possível obter Índice de Vegetação, como NDRE e NDVI, agricultores podem tomar decisões conscientes em tempo hábil sobre como tratar suas culturas, reduzir os custos, economizar recursos e otimizar os lucros, monitorar florestas, medir biomassas, mapear áreas costeiras, controlar vegetações ribeirinhas, existe uma infinidade de aplicações.
Os sensores mais comuns que encontramos nessas câmeras são:
É capaz de captar imagens emitidas através da radiação infravermelha. Todo corpo que possui uma temperatura acima do zero absoluto emite luz infravermelha. Dessa maneira, quanto maior a radiação emitida, maior será a temperatura do corpo em questão.
Diversas áreas utilizam esse tipo de sensor, sendo aplicado para: