Após a utilização da água nas residências seja pela limpeza de roupas, utensílios domésticos, banhos ou descargas, há a formação dos esgotos que também podem se originar da atividade comercial ou industrial.
Estes resíduos podem contaminar o meio ambiente e provocar doenças. Por isso, o efluente precisa ser coletado, afastado do município e tratamento em instalações devidamente preparadas para este fim.
As residências devem estar conectadas às redes oficiais existentes para lançar os esgotos nos coletores - tronco, encaminhá-los aos interceptores e, por fim, às estações de tratamento de esgotos.
A Aríete elabora projetos de todas as etapas por onde o esgoto sanitário passa, sendo:
Os principais parâmetros e critérios recomendados para o dimensionamento das partes constituintes de um projeto de engenharia de um sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário estão disponíveis nas Normas Brasileiras (NBR) editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A concepção e o dimensionamento de um sistema de esgotamento sanitário devem observar, em especial, as normas relacionadas a seguir: